Postagens populares

sábado, 15 de janeiro de 2011

Os programas Governamentais e a Informática na E ducação

Professora: Rosa
Disciplina: Fundamentos da Computação na Educação
Resumo.

A Informática na Educação Brasileira, tem sua nascente a partir do interesse de alguns educadores e universidades, motivados por resultados que vinham sendo alcançados em outros países, como Estados Unidos da América e França. Apesar do contexto mundial de utilização de computador na educação ter sido um referencial para as decisões brasileiras, tem-se aqui no Brasil características muito particulares que requerem diferentes projetos.
Pode-se citar,  alguns projetos que tomaram vultos para a implantação de uma postura nacional favorável ao uso do computador na educação  PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação, EDUCOM, FORMAR sob a coordenação do NIED - Núcleo de Informática Aplicada à Educação /UNICAMP,  e CIEd - Centro de Informática na Educação.
PROINFO diz que "a base tecnológica do ProInfo nos estados é o Núcleo de Tecnologia Educacional. A proposta elaborada por este órgão visa a aproximação da cultura escolar aos avanços que a sociedade desfruta, utilizando redes técnicas de armazenamento, transformação, produção e transmissão de informações.
 Pode-se citar outra iniciativa nessa área: o Projeto de Informática na Educação Especial - PROINESP. Visando promover o acesso à Informática, enquanto recurso pedagógico, o projeto contempla escolas especializadas no atendimento de alunos com necessidades especiais, em todo o país, incluindo o financiamento de equipamentos de informática para a implantação de um laboratório em cada escola
As ações do Ministério da Educação e Cultura - MEC destacam-se por contribuições de equipes auxiliares ao EDUCOM. Primeiramente, visava-se a formação de profissionais para atuação nos vários centros de informática educativa em sistemas estaduais/municipais de educação.
Constatou-se neste estudo a evidência do uso do computador e seus recursos como instrumento auxiliador na Educação de forma diversificada é inevitável uma mudança de postura pedagógica e que para o devido aproveitamento do computador e levar o aprendiz a construir seu próprio conhecimento através da motivação deve-se adequar os paradigmas pedagógicos instrucionista,  construtivista e construcionista.
Constatou-se que o uso do computador na educação brasileira recebe influências de outros países e que estas não estão limitadas a imitar o que os outros fizeram mas que no Brasil existem projetos que são elaborados procurando levar a cabo a efetiva e proveitosa introdução do computador na educação de maneira criteriosa, racional e sistematizada como PROINFO, EDUCOM, FORMAR , CIEd, SEESP, PROINESP, PAPED, com apoio do órgão oficial do governo  Ministério da Educação e Cultura - MEC.
A educação formal é muito resistente à inovações, dificilmente se renova ou se adapta aos desafios da vida moderna. A escola tradicional ignora a realidade tecnológica, não ensina  a perceber o universo em que se vive, não está atenta às mudanças do mundo moderno, As tecnologias de comunicação introduziram profundas alterações na sociedade contemporânea criando novas maneiras de ensinar e aprender, portanto para se manter como uma instituição mantenedora e delegadora do ensino a escola não pode ficar fora desta realidade. Os alunos devem estar preparados para conviver com as constantes mudanças da sociedade e para conduzi-lo a escola deve contribuir fornecendo o conhecimento sobre as novas tecnologias, proporcionando um ambiente que supra as suas necessidades.
A partir da metodologia de ensino pode-se definir o tipo de ferramenta e a maneira de como conduzir o processo aluno-professor-aprendizagem. O seu uso é vantajoso pois possibilita a integração com outros recursos, como por exemplo à robótica, que favorece simulações próximas da realidade.
 Para que aconteça a implantação do uso do computador numa escola, é necessário o desenvolvimento de um projeto técnico-pedagógico, a compra de equipamentos, a escolha de software adequados e o treinamento de professores e funcionários. Isso tudo, na verdade, não é fácil levando-se em consideração o pouco recurso financeiro disponível que algumas escolas possuem; principalmente as escolas públicas.
 O computador contribui com a educação enriquecendo-a, tornando-a excitante e atrativa, O computador é extremamente versátil, usado adequadamente contribuirá na realização de tarefas de forma relevante, ajudando em aplicações vinculadas a praticamente todas as áreas do currículo escolar; isto é se bem usado contribuirá para a interdisciplinaridade.
A capacitação dos professores, o desenvolvimento do material didático específico por disciplina, a escolha do equipamento adequado e o acompanhamento técnico especializado são muito importantes na interação computador-escola. A utilização dos computadores é muito importante e a escola deve esforçar-se para merecer o título de informatizada.

Lei de diretrizes para EAD. http://www.cciencia.ufrj.br/educnet/conceito.htm
PROINFO. http://www.proinfo.gov.br/
UniRede - Universidade Virtual Pública do Brasil - http://www.unirede.br
UVB - Universidade Virtual Brasileira - http://www.uvb.br
VALENTE, José Armando. Informática na Educação: instrucionismo x construcionismo. jvalente@turing.unicamp.br/. Artigo selecionado de Informática e Educação.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Ficou muito bom! Mas para ficar melhor, faz login, entra em design e clica em cabeçalho e apaga (Programas.... e Disciplina..) e só deixa o nome do seu blog Jecipedinfor. Ok! Garotinha!

    ResponderExcluir