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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

História da Informática na Educação Brasileira


      A informática na educação passou a ser vista em 1971; esperava-se, nesse momento, “construir uma base que garantisse uma real capacitação em beneficio do desenvolvimento social, político, tecnológico e econômico”.
      A informática na educação brasileira também recebeu influencia de outras culturas. Teve inicio no Brasil o movimento conhecido como Filosofia e Linguagem LOGO. Por meio desse movimento Papert defendiam que o computador é um instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdica.
      As universidades (UFRJ), (UNICAMP), (UFRGS), foram responsáveis pelos primeiros estudos acerca da utilização da informática como ferramenta para o ambiente educacional.
      Em 1984 o (MEC) lançou, em parceria com CNPq – Conselho Nacional de Pesquisas, FINEP – Financiadora de Projetos e SEI o projeto EDUCOM sendo o pioneiro na área de informática aplicada a educação no país.
     Em 1989, é fundado o PRONINF que ultrapassou as expectativas governamentais, tornando-se ponto de referencia em sua implantação e por todo o seu desenvolvimento.
      Muitos movimentos surgiram na informática educativa, e um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação.
      A inserção do computador na educação gerou e ainda tem gerado  uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação de ensino-aprendizagem. Analisando os softwares, observamos que eles possibilitam o uso sob diferentes versões informatizadas das metodologias de ensino presencial.
     São quatro elementos fundamentais para efetivar o processo de incorporação do computador com a mídia na educação, o computador os softwares educativos, o professor preparado e o aluno motivado.
     Um grande desafio é conscientizar educadores quanto às contribuições para a formação de si próprios, enquanto docentes, e do aluno pela pratica da informática aplicada à educação na escola publica. Assim a tecnologia da informação tornou-se ferramenta no processo ensino-aprendizagem com a finalidade de incluir professores ao partirem do uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica.
     Em comparação ao avanço tecnológico a informática avançou lentamente até chegar a realidade atual. Talvez essa demora tenha ocorrido principalmente pela dificuldade de aceitação do novo, e pela falta de professores preparados para utilizar essas novas ferramentas em sua pratica pedagógica, buscando um aprendizado mais dinâmico e significativo. Por isso se faz necessário que o educador entenda que a tecnologia só veio para enriquecer ainda mais a sua pratica pedagógica e que ela por si só não transforma a prática de ensino em qualidade sem o esforço individual do profissional que está atuando de forma direta com os educandos.

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